Destaque Protestos na África do Sul levam à detenção de 87 manifestantes

Protestos na África do Sul levam à detenção de 87 manifestantes

Pelo menos 87 pessoas foram detidas na África do Sul por violência pública durante os protestos convocados pelo líder de oposição Julius Malema, de esquerda radical, anunciou a polícia sul-africana.

“Os agentes da autoridade, através da Estrutura Nacional Conjunta de Operações e Inteligência (NATJOINTS) prenderam, nas últimas 12 horas, 87 manifestantes em todo o país por crimes relacionados com violência pública”, referiu a polícia sul-africana (SAPS), em comunicado.

“Dos 87, 41 foram presos em Gauteng, 29 em North West, 15 no Free State. Também há detenções em outras províncias, como Mpumalanga e Cabo Oriental, a atualizar quando as informações estiverem disponíveis”, adiantou.

As autoridades sul-africanas salientaram que “pelo menos 24.300 pneus” – regularmente utilizados como combustível em protestos violentos no país – foram confiscados em todo o país pelas autoridades policiais.

“Eram pneus colocados estrategicamente para atos de criminalidade”, sublinhou o Natjoints, acrescentando que “6.000 foram apreendidos no Cabo Ocidental, 4.500 no Free State, 3.600 em Gauteng, 1.513 no Cabo Oriental e mais alguns em outras províncias”.

A África do Sul encontra-se desde sexta-feira em estado alerta máximo devido aos protestos anunciados para o dia hoje pelo partido de oposição EFF contra os “cortes de eletricidade regulares” e uma economia em “colapso”, pedindo ainda a renúncia do Presidente Cyril Ramaphosa, que é também presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 no país.

Pelo menos 3.400 militares do exército sul-africano (SANDF) foram destacados desde domingo para apoiar a Polícia no controlo dos protestos convocados pelo político de esquerda radical, Julius Malema, que foi líder da Juventude do ANC governante entre 2008 e 2012.

Alguns partidos de oposição, empresas e grupos privados de transportes públicos coletivos rejeitaram a adesão à ação de protesto.