Destaque Dois menores morrem afogados num poço em Chimoio

Dois menores morrem afogados num poço em Chimoio

Duas crianças de cinco e sete anos de idade morreram afogadas esta segunda-feira num poço, no bairro 25 de Setembro, na cidade de Chimoio, província de Manica.

Os menores de famílias vizinhas, encontravam-se a brincar numa residência abandonada, localizada próximo à residência dos seus progenitores, tendo inadvertidamente caído no interior de um poço profundo.

Os familiares das vítimas contaram que as crianças desapareceram no final da tarde da  segunda-feira, sem os parentes se aperceberem de que tinham caído no poço.

Os corpos do menores foram achados hoje (21) a flutuar no interior do referido poço, cujo resgate envolveu os residentes locais, a Polícia da República de Moçambique e o corpo de salvação pública.

O líder comunitário do bairro 25 de Setembro, em Chimoio, Luís Gravata, lamentou o episódio, tendo dito que casos desta natureza são recorrentes naquele bairro.

Apelou aos pais e encarregados de educação a serem muito zelosos para com os seus filhos e educandos, para evitar que mais crianças continuem a perder  a vida em circunstâncias similares.

Recomendado para si:  Ataques de animais selvagens deixam população em pânico no distrito de Mecula

Afirmou ser necessário acabar com o cenário de casas, ruínas, terrenos e poços abandonados, cujos proprietários não comunicam às autoridades,  salientando que aqueles lugares representam perigo iminente às crianças e servem de esconderijo dos malfeitores que inquietam as comunidades.

Por seu turno, David Marruza, tio de uns dos finados, lamentou o infortúnio e afirmou ser necessário que as lideranças comunitárias e municipais prestem atenção para com terrenos e casas abandonadas que têm vindo a ser fonte de tragédias nas famílias.

Pediu a responsabilização criminal  do proprietário do terreno, que deixou que o capim crescesse, o que não permitiu que as crianças se apercebessem do perigo, tendo caído no poço descoberto e circundado por capim.

Ainda hoje os corpos dos dois menores foram evacuados pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC)  para a morgue do Hospital Provincial de Chimoio.