Internacional Milhares de israelitas na rua contra reforma judicial de Bibi Netanyahu

Milhares de israelitas na rua contra reforma judicial de Bibi Netanyahu

Nesta segunda-feira, mais uma vez milhares de israelitas se manifestaram para contestar a reforma judicial promovida pelo executivo de Benjamin Netanyahu.

Em Jerusalém, às portas do Knesset, o parlamento, as vozes elevaram-se contra o projeto de lei que confere ao governo o poder de nomear juízes do Supremo israelita.

Milhares de pessoas juntaram-se em frente ao parlamento israelita empunhando bandeiras e cartazes a condenar as reformas judiciais do governo. Os manifestantes gritavam “Vergonha! Vergonha!” e em alguns cartazes podia ler-se “Salvem a democracia de Israel” , “O mundo inteiro está a assistir” ou “Não há democracia sem igualdade”.

Em causa está o projeto de lei que pretende retirar ao Supremo Tribunal de Israel competências na supervisão da legislação, permitir aos legisladores anular as decisões judiciais por maioria de votos e conferir ao executivo de coligação com a extrema-direita o poder de nomear juízes.

Em termos práticos, esta revisão legislativa dará a Netanyahu maior controlo sobre as nomeações para o tribunal e enfraquecerá a capacidade do Supremo de contrariar a legislação ou decidir contra o executivo.

Recomendado para si:  Ex-Ministro da Energia da Ucrânia acusado de corrupção e branqueamento

Destaques da semana