Dois indivíduos de 19 e 37 anos de idade, estão detidos na cidade de Tete, indiciados do crime de furto de baterias em viaturas, sendo que um foi detido em flagrante delito numa residência e o outro identificado como o mandate destes crimes.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Feliciano da Câmara, avançou que com a detenção dos suspeitos foram recuperadas um total de 27 baterias, num estabelecimento que usavam para armazenamento e subsequente venda.
“Quando prendemos o meliante, confessou realizar estas acções a mando de seu comparsa, que compra nele a preços que variam de 1500 a 1700 meticais, para revender. De imediato, realizaram-se diligencias que culminaram com a detenção do cidadão”, referiu.
Da Câmara esclareceu que desde o momento que a pessoa compra ou recebe produtos sabendo que são ilegais, é também criminoso e deve ser responsabilizado. Salientou que o passo a seguir é identificar as vítimas, para que se possa proceder com a devolução aos legítimos proprietários.
O detido em flagrante revelou que realizava os roubos de dia em carros estacionados na rua e em residências, para depois fornecer aos vendedores de baterias do sector informal e não só.
Entretanto, o apontado como mandante nega as acusações, afirmando que é um vendedor de baterias no mercado Cambinde. Assegurou que a sua actividade comercial é conhecida pelo chefe do mercado e explicou que algumas são baterias estragadas compradas nas empresas, que de seguida ele repara.