Destaque Explosão de bomba mata 27 pastores de gado na Nigéria

Explosão de bomba mata 27 pastores de gado na Nigéria

Vinte e sete pastores morreram e outros vários ficaram feridos em uma explosão de bomba que aconteceu hoje na Nigéria. A região atingida, no centro do país, é conhecida pela tensão étnica e religiosa, de acordo com informações da polícia.

Os pastores atingidos estavam com seu gado na aldeia de Rukubi. A cidade fica no limite dos estados de Nasarawa e Benue.

“Várias outras pessoas ficaram feridas e o número de mortos pode aumentar”, avaliou Maiyaki Muhammed Baba, comissário da polícia do estado de Nasarawa. A polícia investiga a origem da explosão. Um grupo que reúne pastores acusou o Exército da Nigéria.

“Foi um bombardeio”, declarou Lawal Dano, representante da associação de criadores de gado Miyetti Allah. O Exército não respondeu ao contato feito pela AFP. Eles já bombardearam acidentalmente civis no nordeste e noroeste do país, onde tropas lutam contra grupos jihadistas e criminosos.

A origem do conflito entre pastores e agricultores na região, que já dura décadas, está no acesso à água e às pastagens. Nos últimos anos, a disputa ganhou um contorno étnico e religioso já que a maioria dos pastores são muçulmanos — e os agricultores, cristãos.