Internacional Ataque russo em Kiev faz um morto e dois feridos

Ataque russo em Kiev faz um morto e dois feridos

A Rússia lançou mais de uma dúzia de mísseis contra Kiev, na quinta-feira, causando um morto e dois feridos, segundo o autarca da capital da Ucrânia.

“Em resultado de um míssil ter atingido um edifício não residencial no bairro de Golosiivsky, há informação de que uma pessoa morreu e duas ficaram feridas”, disse o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, numa declaração na plataforma Telegram.

Na última hora, a Agência France Presse dava conta de uma explosão na capital da Ucrânia acrescentando que as autoridades militares comunicaram que 15 mísseis russos tinham sido neutralizados na zona de Kiev.

O número total de mísseis russos disparados esta quinta-feira contra a Ucrânia é ainda desconhecido mas, o porta-voz da Força Aérea ucraniana admitia que pelo menos 30 tinham sido lançados às primeiras horas do dia, sendo que seis (mísseis) TU-95 foram projetados da região russa de Murmansk.

A nova vaga de mísseis disparados pela Rússia contra a Ucrânia ocorre um dia depois de a Alemanha ter concordado com o envio dos blindados Leopard 2 para as forças ucranianas, provocando o forte protesto de Moscovo.

Para a Rússia, trata-se de um novo tipo de compromisso dos países ocidentais com o governo de Kiev.

Entretanto, duas centrais elétricas de Odessa foram também atingidas pelo último ataque de mísseis russos. “Duas infraestruturas de energia essenciais da região de Odessa (sul da Ucrânia) foram atingidas”, disse o chefe da Administração Militar local através de um comunicado.

O ataque contra Odessa não fez feridos, de acordo com os dados disponíveis nesta altura.

As autoridades locais apelaram à população civil para permanecer nos abrigos.