Com 2.1 milhão de seropositivos, Moçambique é a seguir à África do Sul, o país com mais casos de pessoas infectadas pelo VIH SIDA no mundo. Esta é uma situação preocupante admite o Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate à Sida, para o qual os adolescentes e jovens são os mais afectados.
Moçambique registou uma explosão de novas infecções pelo VIH-SIDA no último ano revela o presidente do Gabinete parlamentar de prevenção e VIH-SIDA, Fernando Lavieque, citado pelo RFI.
“No ano passado éramos o quarto país mais infectado do mundo, mas este passamos a ser o segundo país mais infectado do mundo a seguir a África do Sul, então, isto é preocupante.” E o perfil dos infectados também preocupa realça Fernando Lavieque.”
E o perfil dos infectados também preocupa realça Fernando Lavieque
E preocupa-nos também que a tendência das pessoas que são infectadas que são sobretudo jovens com cerca de 15 a 24 anos e também faixas etárias de actividades de trabalho de sexo em determinados pontos de menores de 16 anos até menores em alguns casos menores de 12 anos e isto é preocupante.
O gabinete parlamentar de prevenção e combate ao VIH-SIDA trabalha na província de Manica, segue-se depois Sofala e Tete onde para além de avaliar a actual situação da doença, pretendem apelar as autoridades a reforçarem os mecanismos de prevenção face ao aumento de infecções.