A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) revelou que o País dispõe de produtos alimentares em quantidade suficiente para fazer face à procura na presente quadra festiva, acrescentando que estão em curso acções para controlar e conter a subida dos preços.
A garantia foi dada esta terça-feira, 20 de Dezembro, em Maputo, pela directora nacional das Operações da INAE, Leonor Mabutana, numa entrevista ao jornal Notícias.
Leonor Mabutana referiu que a INAE, através da Direcção de Operações da Indústria e Comércio, Turismo e Transporte, tem fiscalizado a mercadoria em trânsito a partir dos pontos de entrada, neste caso, as fronteiras.
O que se pretende com este trabalho, segundo a responsável, é evitar a entrada de produtos deteriorados e sem qualidade para o consumo humano.
“Neste exercício, a INAE verifica as condições em que os víveres são conservados e transportados pelos agentes económicos. Encontrávamos situações flagrantes de produtos a serem transportados em situações inadequadas, sem observar requisitos básicos para o seu manuseamento”, explicou a directora.
A fonte afirmou ainda que, com este trabalho, “evita-se a entrada de produtos fora do prazo ou sem condições para consumo humano. A INAE preocupa-se também com a validade e qualidade, trabalho que tem sido feito em coordenação com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INOQ)”, concluiu.