A Electricidade de Moçambique (EDM) informou esta segunda-feira, 19 de Dezembro, que está a reforçar a sua capacidade operativa para garantir o fornecimento de energia durante a quadra festiva, assim como para responder a qualquer imprevisto.
Falando durante uma conferência de imprensa de apresentação do nível de prontidão da EDM para este período, o porta-voz da empresa, Luís Amado, disse que estão disponíveis 1200 MW para um consumo máximo esperado de 1100 MW.
“Aliado a esta geração, temos as nossas centrais de emergência espalhadas por todo o País, prontas a operar em caso de qualquer necessidade”, salientou.
Como centrais de emergência, o porta-voz destacou as de Pemba, Lichinga, Cuamba e Nacala, na região Norte; Chipanga, Mavuzi, Beira e Temane, no Centro; e as de Inhambane, Xai-Xai e a Central Termoeléctrica de Maputo para a região Sul.
Luís Amado revelou ainda que a EDM fez, ao longo do ano, a correcção de todos os pontos considerados fracos e susceptíveis de causar problemas em caso de sobrecarga.