Perto de três mil pessoas fugiram de casa no distrito de Muidumbe, Cabo Delgado, depois de ataques armados na última semana, segundo o último relatório da Organização Internacional das Migrações (OIM).
A maioria foge para outras povoações do mesmo distrito ou desloca-se para o vizinho distrito de Mueda, segundo dados compilados entre 16 e 22 de novembro (até terça-feira) pela matriz de deslocações e pelo rastreio de emergência da OIM.
Na quinta-feira, residentes da comunidade de Namacule, naquele distrito, encontraram debaixo de uma bananeira quatro cadáveres de homens, junto a campos cultivados de cana-de-açúcar, disse hoje fonte local à Lusa.
Ninguém reconheceu os corpos, suspeitando por isso que se tratem de membros dos grupos que aterrorizam a região, abatidos durante confrontos, acrescentou.
Além de Muidumbe, a insegurança provocou ainda na última semana a movimentação de quase 1.300 pessoas no distrito de Macomia e 700 em Namuno, na ponta sudoeste da província.
A maioria das fugas são feitas a pé e metade do deslocados são crianças, acrescenta a OIM.
Um sismo de magnitude 7,4 abalou a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, conforme informações do Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos...