Destaque Ucrânia: Rússia mostra-se disposta a negociar

Ucrânia: Rússia mostra-se disposta a negociar

Oito meses após o início da guerra na Ucrânia, a Rússia mostra-se, pela segunda vez, aberta a negociações relativamente ao conflito. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse, esta terça-feira, que o país está disposto a negociar com mediação do Papa Francisco, dos Estados Unidos e de França.

Este pronunciamento surge depois do Presidente francês ter feito um novo apelo para que exista uma negociação entre os presidentes russos, norte americano, o patriarca da Igreja Ortodoxa e o líder da Igreja Católica.

“Estamos prontos a discutir tudo com os americanos, com os franceses e com o pontífice”, disse o porta-voz do Kremlin, citado pela agência de notícias russas TASS.

O responsável russo reiterou ainda a ideia de que Moscovo está disponível para todo o tipo de contactos: “Repito: a Rússia está aberta a todos os contactos. Mas temos de partir da premissa de que a Ucrânia proibiu a continuação das negociações”.

De salientar que, já em março passado, a Turquia tinha tentado mediar o conflito, mas sem sucesso, uma vez que as negociações acabaram com acusações mútuas e sem qualquer resolução substancial.

Recomendado para si:  Venezuelana María Corina Machado é a vencedora do Prémio Nobel da Paz