A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) felicitou este domingo o Partido Comunista Chinês (PCC) pelo 20º Congresso e ao Presidente da China, o líder Xi Jinping, pela sua reeleição. O partido avançou, em comunicado, que está confiante a respeito da “sábia liderança de Xi Jinping”.
“A República Popular da China prosseguirá firme na construção de uma nação muito avançada e líder global em diversos domínios, sobretudo o científico e tecnológico, económico, cultural e político”, noticiou ontem o “O País”.
Xi Jinping consolidou-se como o líder mais forte da China em várias décadas, reforçando também o estatuto ao obter um terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista – elevou aliados a posições chave e recusa-se a apontar um potencial sucessor.
Durante o evento, Xi surgiu em primeiro quando a nova formação do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista (PCC), composta por sete homens, subiu para um palco montado dentro do Grande Palácio do Povo, em Pequim, após um plenário à porta fechada entre os 370 delegados do Comité Central do Partido.
A formação do novo Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder na China, é dominada por aliados e protegidos de Xi Jinping. Nenhum tem a idade e experiência que o destacaria como sucessor viável.