Internacional “Coreias” trocam tiros sem registo de vítimas

“Coreias” trocam tiros sem registo de vítimas

As duas Coreias trocaram uma série de tiros de aviso, segunda-feira, depois de um navio norte-americano ter entrado em águas sul-coreanas do lado ocidental.

Segundo a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, as forças do Norte dispararam dez tiros de artilharia, depois dos sul-coreanos terem disparo tiros de aviso ao navio.

Citadas pela Reuters, as autoridades militares sul-coreanas afirmaram que um navio de mercadorias atravessou a Linha de Limite do Norte, a fronteira marítima que separa dois países em permanente tensão diplomática.

Já do lado do Norte, um porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas norte-coreanas contou que os tiros foram disparados de madrugada , mas justificaram-nos como actividades de patrulhamento.

As autoridades do regime de Pyongyang também acusaram  a Coreia do Sul de invadir o seu espaço marítimo.

A fronteira marítima entre as duas Coreias é altamente disputada, ao contrário da fronteira terrestre, que é uma das mais vigiadas e militarizadas do mundo, sendo que a península é banhada pelos mares Amarelo e do Japão. Os dois países trocam constantes acusações e, em 2010, um ataque norte-coreano fez 50 mortos sul-coreanos.

Recomendado para si:  Ataque das forças de apoio rápido em Al-Fashir causa 13 mortos e 19 feridos

Recentemente, as tensões diplomáticas em torno da Coreia do Norte têm aumentado, depois dos recentes testes balísticos, em resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos na região.