Internacional “Coreias” trocam tiros sem registo de vítimas

“Coreias” trocam tiros sem registo de vítimas

As duas Coreias trocaram uma série de tiros de aviso, segunda-feira, depois de um navio norte-americano ter entrado em águas sul-coreanas do lado ocidental.

Segundo a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, as forças do Norte dispararam dez tiros de artilharia, depois dos sul-coreanos terem disparo tiros de aviso ao navio.

Citadas pela Reuters, as autoridades militares sul-coreanas afirmaram que um navio de mercadorias atravessou a Linha de Limite do Norte, a fronteira marítima que separa dois países em permanente tensão diplomática.

Já do lado do Norte, um porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas norte-coreanas contou que os tiros foram disparados de madrugada , mas justificaram-nos como actividades de patrulhamento.

As autoridades do regime de Pyongyang também acusaram  a Coreia do Sul de invadir o seu espaço marítimo.

A fronteira marítima entre as duas Coreias é altamente disputada, ao contrário da fronteira terrestre, que é uma das mais vigiadas e militarizadas do mundo, sendo que a península é banhada pelos mares Amarelo e do Japão. Os dois países trocam constantes acusações e, em 2010, um ataque norte-coreano fez 50 mortos sul-coreanos.

Recomendado para si:  Pai mata os dois filhos e tira a própria vida após fim do casamento

Recentemente, as tensões diplomáticas em torno da Coreia do Norte têm aumentado, depois dos recentes testes balísticos, em resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos na região.

Destaques da semana