29 C
Matola
Sábado, Fevereiro 7, 2026
Destaque Biden exclui discutir soberania da Ucrânia com Putin

Biden exclui discutir soberania da Ucrânia com Putin

O presidente dos Estados Unidos recusa-se a “negociar seja o que for com a Rússia, tendo por base” quaisquer ambições do Kremlin a anexar “parte da Ucrânia”. Com a próxima cimeira do G20 a desenhar-se no horizonte, Joe Biden afirmou na terça-feira que só admitiria conversar com Vladimir Putin, nessa ocasião, a propósito de Brittney Griner, basquetebolista norte-americana condenada a nove anos de cadeia pela justiça russa.

“Não pretendo reunir-me com ele. Mas se, por exemplo, me dissesse: Quero falar sobre Griner, encontrar-me-ia com ele. O que quero dizer é que depende”, contrapôs Biden em entrevista à estação televisiva norte-americana CNN.
Brittney Griner foi condenada em agosto, na Rússia, a nove anos de prisão por tráfico de droga. A basquetebolista norte-americana foi detida A 17 de fevereiro num aeroporto em Moscovo, após terem sido encontrados, de acordo com as autoridades russas, óleos canabinoides, vaporizadores e outros produtos na sua bagagem.

O presidente dos Estados Unidos insistiu, por outro lado, na resposta negativa a qualquer iniciativa para “negociar seja o que for com a Rússia” sobre “qualquer pretensão” de esta ficar “com parte da Ucrânia”.

Recomendado para si:  Risco de colapso de torre obriga à interrupção de energia em Cabo Delgado

Horas antes desta entrevista, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros havia dito que o Kremlin estaria aberto “a estudar” a realização de um encontro bilateral entre Vladimir Putin e Joe Biden, à margem da cimeira do G20.

Serguei Lavrov enfatizou, todavia, que não chegou a Moscovo, até ao momento, qualquer proposta oficial: “Dissemos repetidamente que nunca recusamos encontros. Se houver uma proposta, iremos ponderá-la”.

Destaques da semana