Destaque Nyusi pede perdão para terroristas arrependidos

Nyusi pede perdão para terroristas arrependidos

O Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu ontem, na cidade de Pemba, perdão para os cidadãos que integram os grupos terroristas, desde que se mostrem arrependidos e se entreguem às autoridades com vista à sua reintegração social.

Filipe Nyusi escalou esta terça-feira (20) a vila de Mocimboa da Praia para ver de perto o ambiente que se vive depois de muitos residentes terem já decidido voltar para casa. Isto depois de um longo período em fuga dos ataques armados. Visitou o mercado onde testemunhou o fluxo do comércio. Em conversa com os recém-chegados, Nyusi pediu vigilância, e que o terror não volte a ter espaço em Mocimboa da Praia.

Depois, o presidente orientou um comício popular onde informou aos residentes de Mocimboa da Praia dos trabalhos em curso visando devolver todos os serviços básicos para servir a população, com destaque para o fornecimento de água, serviços de saúde, electricidade entre outros. No evento, Nyusi apresentou 42 pessoas que estavam a conviver com os terroristas, mas foram recuperadas pelas Forças de Defesa e Segurança.

Depois de Mocimboa da Praia, Nyusi escalou a cidade de Pemba onde também apresentou 22 pessoas que estavam com os terroristas nas matas. O apelo do Presidente da República foi a necessidade das comunidades receberem as pessoas que voltam para a casa sem qualquer tipo de discriminação.

Filipe Nyusi pede as populações para receberem de forma harmoniosa as pessoas que voltam a casa depois de longo período no mato nas mãos dos terroristas.