Destaque Nyusi é candidato único à presidência da FRELIMO

Nyusi é candidato único à presidência da FRELIMO

A Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) anunciou esta quarta-feira (21.09) que Filipe Nyusi será “o candidato” a um terceiro mandato como líder do partido, não havendo mais nenhum concorrente.

“Em relação ao candidato a presidente do partido, posso dizer, seguramente, que o candidato é Filipe Jacinto Nyusi, membro querido dos membros da sexagenária FRELIMO”, disse o secretário-geral Roque Silva.

O décimo segundo congresso da Frelimo vai decorrer na escola central do partido, entre os dias 23 e 28 de Setembro. O evento deverá contar com 2000 participantes, incluindo partidos políticos convidados e organizações estrangeiras.

Além de eleger o presidente do partido para os próximos cinco anos, o congresso deverá reflectir sobre a possível revisão dos estatutos e definir o programa do partido para o próximo quinquénio, segundo explicou Roque Silva.

“A agenda fundamental tem a ver com a aprovação de instrumentos que vão orientar o partido nos próximos 5 anos, nomeadamente, revisão dos estatutos do partido de modo a adequá-los a alguma dinâmica actual; vamos analisar e aprovar o programa do partido para os próximos 5 anos; vamos analisar e aprovar, a nível do partido, uma nova componente que, em programas anteriores ou mesmo nos estatutos anteriores, não era muito prática, que é a introdução de algumas inovações que nos vão permitir valorizar aqueles que representam o património histórico da Frelimo por terem sido os obreiros da construção da nossa Frelimo”, elucidou.

Recomendado para si:  Manifestantes no Madagáscar exigem saída do Presidente André Rajoelina

“O congresso vai centrar as suas atenções nas eleições internas. Quando falamos de eleições internas, estamos a falar da eleição de um novo comité central, que depois terá a responsabilidade de eleger um secretário-geral, o novo secretariado do comité central e o novo comité de verificação. Esse exercício será antecedido, naturalmente, pela aprovação do regimento, que é o instrumento que vai orientar os procedimentos que vão compreender o congresso”, explicou o secretário-geral da Frelimo, que garantiu que está tudo a postos para o arranque do congresso e que, ainda esta quarta-feira, se fez o ponto de situação das infra-estruturas que vão acolher o evento e constatou-se que tudo está como previsto.

Roque Silva, que é também o chefe do gabinete central de preparação do décimo segundo congresso, disse que não consta da agenda da reunião o debate em torno do perfil do próximo candidato a Presidente da República para as eleições gerais de 2024.