O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje na cidade de Tete, a Unidade de Abate e Processamento de Carnes, Canefood.
A infra-estrutura orçada em seis milhões de dólares norte americanos tem uma capacidade de abate diário de 500 caprinos e 200 bovinos, empregando numa primeira fase 50 pessoas, de um total de 150 previstos no projecto.
O matadouro industrial, localizado na cidade de Tete, começou a ser construído em 2019 e está equipado com tecnologia de ponta.
A unidade industrial vai atender a cerca de cinco mil criadores de gado bovino, caprino e suíno dos distritos de Tete, Moatize, Chiúta, Cahora bassa Marara e Changara.
Para o presidente do Conselho Empresarial de Tete, Hermínio Nhantumbo, o empreendimento a ser inaugurado, esta manhã, pelo Chefe do Estado, demonstra que Tete é um terreno fértil para investimentos.
A província de Tete conta actualmente com um efectivo de 375 mil cabeças de gado bovino e 430 mil caprinos, numa altura em que o país registou um crescimento de 6.1 por cento na produção pecuária.