Economia AT arrecada 87 mil milhões de meticais em receitas em Maputo

AT arrecada 87 mil milhões de meticais em receitas em Maputo

A Autoridade Tributária (AT) de Moçambique arrecadou cerca de 87 mil milhões de meticais em receitas no primeiro semestre deste ano em Maputo, mais 2,5% do que em igual período de 2021.

Embora se tenha registado um crescimento em comparação com o ano passado, o valor arrecadado foi inferior à meta definida, que era de 89,4 mil milhões de meticais, segundo a explicação de Sidónio Jacob, delegado da AT citado pelo Diário Económico.

O organismo aponta o reforço do controlo dos contribuintes como um dos factores que garantiram o aumento do valor arrecadado, apesar de não ter conseguido atingir a meta definida.

“Podemos destacar alguns factores que contribuíram positivamente para a arrecadação desta receita, nomeadamente o aumento da cobrança do Imposto sobre Rendimento de Pessoas Colectivas, resultante das retenções na fonte, intensificação do controlo dos contribuintes faltosos, dos créditos e correcções dos prejuízos sistemáticos, bem como o controlo rigoroso de mercadorias importadas com benefício fiscal″, frisou Sidónio Jacob.

Só na cidade de Maputo, a AT espera arrecadar, até ao fim do ano, 192,7 mil milhões de meticais em receitas.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral