Destaque Abatido um dos líderes dos grupos rebeldes em Macomia

Abatido um dos líderes dos grupos rebeldes em Macomia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, na sexta-feira passada que as forças governamentais, com apoio do Ruanda e da SADC, abateram um dos líderes dos rebeldes durante operações que culminaram com o assalto de uma base “estratégica” dos insurgentes em Macomia, no norte de Moçambique.

“Os nossos jovens das Forças de Defesa e Segurança estão a trabalhar […] Na semana passada, eles ocuparam uma base dos rebeldes em Macomia. Eles [os insurgentes] até perderam um comandante, chamado Assane”, disse Filipe Nyusi, durante um comício para membros do partido Frelimo, no distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado.

O líder dos rebeldes foi abatido no âmbito de uma ação das Forças de Defesa e Segurança, em coordenação com o Ruanda e com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), uma operação que culminou com a recuperação da base Catupa, considerada estratégica para os insurgentes no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado.

A base Catupa, localizada numa mata densa do distrito de Macomia, albergava rebeldes que fugiram das operações militares que garantiram a recuperação de Mocímboa da Praia em agosto do ano passado, segundo o chefe de Estado.

Recomendado para si:  Intoxicação alimentar em festa de aniversário resulta em 17 mortos em Madagáscar

Para o Presidente, a morte de um dos líderes dos rebeldes e a tomada de uma base estratégica não significam o fim da luta contra o terrorismo no norte do país, embora o inimigo esteja “fragilizado”.

“Não estou a dizer que o problema acabou”, frisou Filipe Nyusi, acrescentando que as operações no terreno continuam.

“O inimigo está a tentar resistir”, declarou o Nyusi, pedindo a população para manter a vigilância, na medida em que há “pessoas de má-fé” que simulam ataques em aldeias recônditas para gerar pânico e furtar bens da comunidade.