Destaque Estado vai receber 20 milhões de USD em mais-valias da venda de...

Estado vai receber 20 milhões de USD em mais-valias da venda de activos da Vale

O Estado moçambicano vai encaixar 20 milhões de dólares de mais-valias da venda dos activos da brasileira Vale à indiana Vulcan, disse em Maputo o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, após a audiência concedida pelo Presidente da República à Direcção da Vulkan.

Carlos Zacarias avançou que as duas empresas e a Autoridade Tributária (AT) de Moçambique estão em negociações visando uma clarificação definitiva do valor a pagar ao Estado moçambicano pelo negócio.

“A Autoridade Tributária, o vendedor e o comprador estão em discussões para a clarificação do valor real a pagar”, destacou.

No âmbito da operação, a multinacional indiana vai realizar investimentos nas minas e componente logística que comprou da Vale, mantendo igualmente os postos de trabalho, acrescentou.

Refira-se que as operações da Vale na mina de Moatize, província de Tete, centro do país, de onde escoava o carvão, duraram 15 anos. A pretensão da empresa de vender activos foi manifestada no início de 2021, com o objectivo de se focar na mineração de baixo carbono.

Recomendado para si:  Renamo reivindica título de "Pai da Democracia" para Afonso Dhlakama

A empresa privada Vulkan é parte do Grupo Jindal, avaliado em cerca de 20 biliões de USD, a preços de mercado, que também opera em Moçambique há vários anos, concretamente na mina de Chirodzi, no distrito de Marara, igualmente na província de Tete.