Destaque Erros no livro da 6ª classe: “A comissão vai ajudar”

Erros no livro da 6ª classe: “A comissão vai ajudar”

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano criou uma comissão para investigar os motivos para os erros no manual da disciplina de Ciências Sociais da 6ª classe, que foram divulgados nas redes sociais.

O manual coloca Moçambique fora da África Austral, afirma incorretamente que esta região tem cinco países e escreve que o Estado do Zimbabué é geograficamente limitado ao norte pelo Mar Vermelho, que, na verdade, se localiza mais a norte de África.

O manual diz ainda que o rio dos Bons Sinais é o mesmo que o rio Inharrime, embora o primeiro se localize na província central da Zambézia e o segundo em Inhambane, no sul. Mais ainda, o manual ilustra o interior do Parlamento angolano para depois legendar que se trata da Assembleia da República de Moçambique.

Por tudo isso, a porta-voz do Ministério da Educação, Gina Guibunda, diz que há uma comissão de inquérito que já está a investigar os erros e “vai ajudar a perceber onde é que terá havido esta falha”.

A produção de manuais de ensino passa por vários processos de verificação até à impressão, mas Gina Guibunda disse que não se sabe até aqui de onde veio a falha.

“Neste momento não é possível dizer se a falha foi dos avaliadores, dos autores, da produção. É lançado um concurso de contratação, de consultoria editorial. É esta editora que contrata os autores, os revisores dos conteúdos, os ilustradores, os maquetizadores – todos aqueles que são necessários para a produção do livro.”

O Ministério da Educação chamou no domingo (29.05) a imprensa não só para explicar a polémica, mas também para pedir desculpas “aos pais, encarregados de educação e aos alunos, principalmente por este embaraço”.

Contactados pela DW África, alguns professores, que não quiseram gravar entrevista, dizem que não é a primeira vez que isto acontece e denunciam mais erros – particularmente na disciplina de Matemática. As gralhas costumam ser detetadas durante a aula e os professores orientam os alunos a fazer a devida correção.