Moçambique assinou, em Acra, na República do Gana, um acordo de investimento, com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), para a implementação do projecto de construção da hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa, na província de Tete.
O acordo, rubricado esta terça-feira pelo Vice-presidente do BAD, Kevin Kariuki, e o director do gabinete de implementação do projecto de Mpanda Nkuwa, Carlos Yuni, visa entre outros objectivos a obtenção do apoio do BAD nas fases de desenvolvimento do projecto, até a obtenção do financiamento.
O acto foi testemunhado pelos presidentes do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e da República de Moçambique, Filipe Nyusi.
Na sua intervenção, Akinwumi Adesina assegurou que a instituição que dirige vai continuar a apoiar os programas de desenvolvimento socioeconómico da região, com destaque para Moçambique.
Por seu turno, o presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, disse tratar-se de um sinal de compromisso que o Banco Africano de Desenvolvimento tem para os países do continente.