Economia Tete comercializou mais de 23 mil toneladas de productos agrícolas

Tete comercializou mais de 23 mil toneladas de productos agrícolas

Tete comercializou pouco mais de 23 mil toneladas de productos agrícolas diversos, com destaque para milho, feijão, gergelim e soja, como resultado da linha de crédito especial de apoio à comercialização (LCCA).

Para o efeito, foram desembolsados mais de 29 milhões de meticais pelo Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), Instituto Público (IP), e Agência de Apoio ao Desenvolvimento Rural (GAPI), que serviram para financiar 19 projectos de distribuição e venda de produtos agrícolas, sendo 12 em 2020 e 7 em 2021.

De acordo com o porta-voz do Conselho Executivo Provincial de Tete (CEP), Óscar Zalimba, os beneficiários abrangidos por esta iniciativa vêm dos distritos de Angónia, Moatize, Dôa, Marávia, Tsangano, Mágoè e cidade de Tete.

“Entre os produtos que mais se destacaram figuram as culturas de milho, feijão, gergelim e soja, sendo que das 19 operações de crédito concedidas foram geradas cumulativamente 157 postos de trabalhos, com realce para jovens”, disse referenciado pelo Notícias.

Igualmente, acrescentou que o CEP pretende introduzir um fundo de apoio ao empreendedorismo juvenil, tendo já pronta a proposta de regulamento com os critérios e procedimentos para o acesso ao financiamento.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Assegurou que o mesmo estabelece os mecanismos para a celebração do contracto de financiamento entre o CEP e o mutuário, como forma de garantir a promoção e incentivo às iniciativas geradoras de emprego e auto-emprego, empreendedorismo e outras fontes de rendimento para os jovens.