Politica Helena Taipo será ouvida na próxima terça-feira

Helena Taipo será ouvida na próxima terça-feira

O colectivo de juízes da 10ª Secção Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (TJCM), liderado pela Juíza de Direito Evandra Uamusse, marcou para a próxima terça-feira, 05 de Abril de 2022, o início da audição de Helena Taipo, num caso que implica um total de 11 indivíduos.

O Ministério Público acusa a antiga Ministra do Trabalho pela prática dos crimes de peculato, abuso de confiança e participação económica em negócio. É tida como a responsável pela montagem do esquema, que culminou com o descaminho de avultadas somas de dinheiro proveniente dos descontos dos mineiros.

A audição de Taipo estava prevista para semana finda, porém, acabou sendo adiada devido à prolongada audição de alguns réus, como é o caso de José Monjane, então Chefe da Repartição de Finanças da Direcção de Trabalho Migratório, que foi ouvido durante três dias consecutivos.

Monjane disse ao Tribunal, durante a sua audição, que Maria Helena Taipo era quem dava ordens para a prática de alguns crimes arrolados pelo Ministério Público. No entanto, desde o início do processo, Taipo tem defendido que o valor foi usado pelo partido Frelimo (no poder desde 1975) durante a campanha eleitoral de Filipe Nyusi, em 2014, pelo que se sente perseguida pelo actual Chefe de Estado. “Usamos para comprar mentes”, disse numa conversa telefónica com um jornalista moçambicano e que acabou “caindo” nas redes sociais, escreve a Carta.

Recomendado para si:  Rodrigo Paz eleito Presidente da Bolívia em marco histórico