São necessários cerca de 750 milhões de dólares (47,8 mil milhões de meticais) para a reabilitação e manutenção da Estrada Nacional Número 1 (N1), Segundo disse recentemente o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita.
Os 750 milhões de dólares estão ser mobilizados junto do Banco Mundial, prevendo-se que este mês possam estar disponíveis os primeiros 450 milhões de dólares (28,7 mil milhões de meticais) para iniciar com alguns troços muito críticos.
Assim sendo, dentro de duas semanas serão lançados concursos públicos para manutenções localizadas da via vital que liga o país do Rovuma ao Maputo, numa extensão de 2477 quilómetros.
O valor será aplicado para a reabilitação dos troços Pambara-Save, Save-Inchope, Inchope-Caia, Caia-Nicoadala e Metoro-Pemba, que precisam de intervenção profunda nas províncias de Inhambane, Sofala, Zambézia e Cabo Delgado, respectivamente.
Segundo o ministro, apesar de apresentar algum nível de qualidade, os restantes troços da EN1 serão também intervencionados.