O comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael, anunciou, na sexta-feira, no distrito da Moamba, província de Maputo, que o ingresso na Polícia da República de Moçambique (PRM) passa, a partir de 2024, a ser mediante apresentação do certificado da 12.ª classe e a formação terá a duração de doze meses, contra os actuais seis a nove meses.
Segundo o Notícias, as medidas constam de um pacote de reformas do sistema de formação policial anunciado pelo comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael, na abertura do primeiro curso de formação psicopedagógica dos membros da PRM, já no quadro das mudanças em preparação.
Conforme explicou o comandante-geral, a formação em técnicas psicopedagógicas envolve 550 agentes que, em parceria com a Universidade Pedagógica, frequentam o curso de Mestrado em Docência e Instrução para dar aulas nas escolas PRM a partir de 2024.
Nas reformas anunciadas, figura o modelo de recrutamento, que passará a ser feito directamente nas escolas de nível secundário ou equivalentes, tudo para evitar o ingresso de candidatos que não tenham feito a 12.ª classe.