Destaque Corrupção lesa Estado em mais de 300 milhões de Meticais

Corrupção lesa Estado em mais de 300 milhões de Meticais

Em resultado de actos de corrupção, além de prejuízos para a imagem e credibilidade, em 2021, o Estado foi lesado em cerca de 303. 445.601, 7 MT (Trezentos e três milhões, quatrocentos e quarenta e cinco mil, seiscentos e um meticais e sete centavos).

Segundo a Procuradora Geral da República, Beatriz Buchili, que falava na Assembleia da República ontem, 27, O ranking da corrupção é liderado pela Polícia da República de Moçambique (PRM), segue-se o sector da Justiça e, em seguida, o da Educação.

Analisados os processos tramitados, constatamos que, no ano de 2021, o sector da Polícia da República de Moçambique foi o que registou maior número de processos, com 73, seguido do sector da Justiça, com 42; da Educação, com 39; da Saúde, com 24; do Serviço Nacional de Migração (SENAMI), com 17; e da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), com 14, revelou Buchili.

Não obstante as perdas, o Estado moçambicano recuperou, no ano passado, cerca de 734.5 milhões de Meticais resultantes do crime. O montante é referente a bens como viaturas, imóveis e de dinheiro.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia