Mais de cinco mil pessoas do distrito de Chicualacuala, enfrentam bolsas de fome devido aos efeitos combinados de falta de chuva e seca que afectam esta região norte de Gaza.
Na sequência destes fenómenos naturais, diversas culturas em campo, com destaque para o milho, mapira, mexoeira e feijões, foram perdidas, uma situação que se agravou no mês de Fevereiro último.
A Chefe de repartição de Agricultura e Pescas no Serviço distrital de actividades económicas, em Chicualacuala, Hortência Mandlate, aponta as comunidades das localidades de Chitanga e Chicualacuala-Rio, no posto administrativo Eduardo Mondlane, coimo as que poderão ser as mais afectadas por bolsas de fome, no distrito.
Perante o cenário, Hortência Mandlate diz que o governo sensibiliza as comunidades para continuarem com as lavouras e sementeiras olhando para a segunda época da campanha agrícola que vai iniciar, numa altura em que o distrito começa a registar chuvas abaixo do normal.