Sociedade FEMATRO alerta para risco de paralisação do transporte público

FEMATRO alerta para risco de paralisação do transporte público

Há risco de alguns operadores de transporte público arrumarem seus autocarros devido aos custos de operação agravados pela recente subida do preço do combustível. O alerta é da FEMATRO que defende a promoção de empresas que garantam acessórios a preços competitivos.

A conjuntura económica do país continua desfavorável ao desenvolvimento do sector de transporte público de passageiros. A situação é agravada pela recente subida do preço dos combustíveis e pela dificuldade de garantir a manutenção dos autocarros.

Para a FEMETRO, é questão de dias, alguns operadores poderão arrumar os carros. “Nós estamos a prever dias piores, o que vai acontecer é que de forma paulatina as pessoas não vão suportar as despesas e consequentemente irão arrumar seus carros nas suas casas. Isso é levar à falência os transportadores e aumentar a falta de transporte na zona Metropolitana do Grande Maputo”.

Para que tal não aconteça, a Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários diz ter propostas a apresentar ao Governo para que haja empresas logísticas que irão fornecer pneus, baterias, óleos e vários outros acessórios que são usados no sector.

Recomendado para si:  Paquistão: Explosão de carro-bomba em Quetta mata pelo menos oito e fere vários

Castigo Nhamane diz ainda que o último reajuste do preço do transporte não satisfaz a classe e para discutir esses e outros assuntos, a FEMATRO tem agendado, na segunda-feira, um encontro com o Governo.