Nacional Apenas um dos 16 milhões de livros chegou ao país

Apenas um dos 16 milhões de livros chegou ao país

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) recebeu, até ao momento, apenas 1.064.872 livros de distribuição gratuita de um total de 16.947.600 encomendados para garantir o processo de ensino e aprendizagem no presente ano lectivo.

Segundo avança o jornal notícias, esta informação foi tornada pública ontem, em Maputo, pelo porta-voz do MINEDH, Feliciano Mahalambe, justificando que a totalidade dos manuais chegará até finais de Abril próximo.

O ministério prometera em Janeiro que todos os livros de distribuição gratuita chegariam ao país até finais de Fevereiro. Ontem, o porta-voz evocou que o atraso tem a ver com problemas relacionados com a impressão do material e seu transporte para o país.

Disse que a pandemia da Covid-19, que afectou vários países do mundo, é a principal razão da não chegada a tempo dos manuais nas escolas. Explicou que a Índia, país no qual tradicionalmente é impresso o livro, registou um grande número de infecções da doença, o que ditou o encerramento de alguns serviços.

Recomendado para si:  Insurgentes de Cabo Delgado atacam e incendeiam 45 casas em Memba