Destaque GCCC trava contratos sobrefacturados

GCCC trava contratos sobrefacturados

A inviabilização da execução de contratos de fornecimento de bens e serviços por via de adjudicações, deliberadamente sobrefacturadas, está a contribuir para impedir grandes rombos financeiros nos cofres do Estado.

Segundo fonte do GCCC, só este ano, o Gabinete conseguiu anular três concursos que visavam saque de valores monetários do Estado moçambicano. Um era para a retirada de 106 milhões de meticais, em resultado de empolamento a pretexto de fornecimento de produtos alimentares para assistência a pessoas em situação de emergência na província de Tete. Os outros eram concursos de fornecimento de bens ao Ministério do Interior e ao Instituto Nacional de Gestão do Risco de Desastres(INGD), sendo que os indiciados nestes casos já foram acusados, aguardando o julgamento.

O “Notícias” soube também que na semana passada, o GCCC lançou uma investigação ao contrato de fornecimento de 15 laptops e igual número de modem ao Ministério do Trabalho e Segurança Social, no valor de cerca quatro milhões de meticais. Sabe-se que, o contrato em causa está neste momento cancelado.

Recomendado para si:  Sudão: Bombardeamento em maternidade provoca oito mortos no Darfur