Sociedade INDE introduziu passagem por ciclos no país

INDE introduziu passagem por ciclos no país

A Progressão no ensino primário passa a ser por ciclos de aprendizagem a partir deste ano, e não por classes, como acontecia até agora. Trata-se de uma medida enquadrada no novo currículo do Sistema Nacional de Educação.

O facto foi tornado público, em Maputo, pelo director-geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação (INDE), Ismael Nheze. No novo currículo, segundo Nheze, o ensino primário está estruturado em dois ciclos de aprendizagem, sendo o primeiro da 1.ª à 3.ª classe e o segundo da 4.ª à 6.ª classe.

O primeiro ciclo tem a finalidade de permitir o desenvolvimento das competências de leitura, escrita inicial, numeracia e cálculo elementar, enquanto o segundo amplia as competências desenvolvidas no primeiro. Neste último, o aluno terá a capacidade de fazer a análise do meio ambiente, das relações sociais e da cidadania.

Em termos de avaliação, Nheze explicou que no primeiro ciclo os alunos são retidos apenas na 3.ª classe.

Na ocasião, lembrou que, no presente ano lectivo, o sector introduziu a 6.ª classe como a última do ensino primário. Já no próximo serão incorporadas as primeiras classes do ensino secundário do 1.º e do 2.º ciclo, nomeadamente a 7.ª e 10.ª classes.

Recomendado para si:  Cirurgia remove quisto de 20 kg de ovário de adolescente com sucesso

Destaques da semana