Portugal registou 19 casos da variante Ómicron da Covid-19. A informação é avançada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Se a tendência se mantiver, número de novos casos poderá ser o dobro na altura do Natal, admitiu Graça Freitas, ou seja, cerca de oito mil casos diários.
Os 19 casos identificados estão relacionados com o surto registado no Belenenses SAD. Recorde-se que este surto já levou a que os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerrassem na terça-feira. Em causa estava o caso de um médico em funções naquela unidade hospitalar que está ligado à Belenenses SAD.
Este surto ligado ao clube português levou a uma grande polémica devido ao encontro com o Benfica, onde os azuis apenas levaram para campo nove jogadores e acabaram por abandonar a partida após o apito inicial da segunda parte.
Mais de 100 pessoas da estrutura do Belenenses SAD estão em isolamento. Entre toda a estrutura do Belenenses SAD — jogadores, equipa técnica e ‘staff’ da equipa principal e de sub-23 — e os contactos diretos dos 13 casos positivos de infeção confirmados nos ‘azuis’, o número de pessoas em isolamento ultrapassa a centena.
De acordo com a diretora-geral da saúde, 24 pessoas pertencentes ao Belenenses SAD estão infetadas, sendo que 19 correspondem à estirpe Ómicron e cinco aguardam o resultado. “Temos uma rede de vigilância laboratorial. Há mais casos em investigação”, admitiu Graça Freitas.