Militares do Exército birmanês avançaram no domingo (05) com um veículo contra manifestantes pró-democracia reunidos em Yangon, ferindo pelo menos três, segundo testemunhas presentes no local.
Apesar da repressão sangrenta contra os opositores da junta militar que tomou o poder em fevereiro, pequenas manifestações pró-democracia continuam a ocorrer regularmente no país.
Na manhã de domingo, um grupo se reuniu pacificamente em uma rua comercial de Yangon exibindo uma faixa com o agora famoso slogan “Liberte-se do medo” da líder civil deposta Aung San Suu Kyi, enquanto gritavam: “Devolvam o poder ao povo!”
Pouco tempo depois, um veículo de porte grande avançou contra a mobilização, atropelando algumas pessoas e dispersando as demais, segundo um jornalista presente no local do incidente.
Uma outra testemunha disse que viu um homem coberto de sangue, aparentemente em estado grave. Ele e outros dois feridos, incluindo um jornalista birmanês que cobria a manifestação, foram levados de ambulância.
De acordo com esta testemunha, os militares também espancaram três pessoas que estavam caídas no chão depois de terem sido atropeladas pelo veículo.