Internacional Africa Gafanhotos devastaram culturas e deixaram mais de 800 famílias em situação de...

Gafanhotos devastaram culturas e deixaram mais de 800 famílias em situação de fome extrema Angola

Os gafanhotos já devastaram perto de 250 hectares no município de Namacunde, província angolana do Cunene, deixando 4.000 famílias em situação vulnerável. População pede apoio do executivo, que reconhece o drama vivido.

Desde fevereiro de 2020 que a região centro e sul de Angola, mais concretamente as províncias de Benguela, Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango, tem-se debatido com a invasão de gafanhotos.

Na província do Cunene, as pragas foram registadas nos municípios do Curoca, Namacunde e Ombadja. Os gafanhotos devastaram perto de 250 hectares e a praga deixou mais de 800 famílias em situação extrema de fome.

Rodeth Peingoambili Mwehanawa, sensibilizadora da povoação Marco 16, comuna e município do Namacunde, diz que a situação é crítica. Explica que, para fugir da morte por fome, a população tem recorrido aos líderes tradicionais.

Simão Ndeshipanda Mutilifa, diretor municipal da Agricultura e Pesca em Namacunde, reconhece que a praga de gafanhotos devastou muitas culturas no município deixando a população em situação de fome, mas garante que a administração tem prestado assistência às famílias.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha