Início Sociedade Cerca de 129 famílias abandonaram suas casas após os recentes ataques em...

Cerca de 129 famílias abandonaram suas casas após os recentes ataques em Niassa

No distrito de Mecula, província do Niassa, 129 famílias abandonaram suas casas após os recentes ataques de insurgentes da província de Cabo Delgado. 520 pessoas estão desalojadas.

Mais de quinhentas pessoas – crianças, jovens e adultos – abandonaram as suas residências em busca de abrigo nas escolas no distrito de Mecula, província do Niassa. As localidades de Matage, Laulala e posto administrativo de Gomba encontram-se vazias devido aos recentes ataques, incluindo sequestros e destruição de casas, alegadamente levados a cabo por insurgentes vindos de Cabo Delgado.

Com a população a refugiar-se no distrito de Mecula, temendo novas investidas, o Instituto Nacional de Gestão e Risco de Desastres criou mecanismos para amparar as famílias necessitadas.

O INGD está a distribuir tendas, kits de abrigo, produtos alimentares e de higiene, segundo o delegado Friday João. “Estamos a fazer rastreio e acomodação das famílias, porque antigamente as famílias estavam acomodadas em salas de aulas, estamos a esticar tendas para acomodação das famílias e estamos também a fazer contagem e agrupamento em agregados. Vamos também fazer distribuição de víveres para garantir a alimentação das famílias para os próximos 30 dias.”

FONTEDW
Artigo anteriorPR Nyusi procede a inauguraçaõ sistema de água em Tete
Próximo artigoVagas de emprego do dia 08 de Dezembro de 2021