Internacional Africa Primeiro-Ministro do Iraque escapou de ataque com drone-bomba em Bagdá

Primeiro-Ministro do Iraque escapou de ataque com drone-bomba em Bagdá

Casa do premiê Mustafa Al-Kadhimi na Zona Verde de Bagdá foi alvo de drone carregado com explosivos. Nenhum grupo reivindicou autoria do ataque. Episódio ocorre em meio à tensão sobre resultados de eleição de outubro.

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhemi, saiu ileso na noite de sábado (06/11) de uma “tentativa de assassinato” com drones explosivos, que tiveram como alvo sua residência, localizada na Zona Verde de Bagdá, o bairro de alta segurança da capital iraquiana.

Segundo as autoridades, seis guarda-costas do premiê ficaram feridos na aparente tentativa de assassinato. Fontes de segurança disseram que três drones foram usados no ataque, lançado perto da Ponte da República no rio Tigre, mas que dois foram abatidos antes de se aproximarem do alvo.

Pouco antes, duas fontes de segurança haviam indicado que um foguete havia atingido a residência do premiê, no momento em que grupos pró-Irã protestam contra os resultados das eleições legislativas de 10 de outubro.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas

Kadhemi afirmou no Twitter que está bem e pediu “calma e controle por parte de todos, pelo bem do país”. Nenhum, grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento.

O ataque, que ocorreu após violentos protestos contra os resultados das eleições recentes, foi condenado tanto pelos EUA quanto pelo Irã.