O Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu recentemente diverso equipamento informático que vai ajudar na formação de recursos humanos, a nível nacional e internacional, com recurso a plataformas virtuais.
Trata-se de um kit completo para a instalação de uma sala de vídeo-conferência composto por dois televisores de 85 polegadas, uma tela projectora, aparelho de som, câmaras de vídeo com sensores e sistema inteligente de captação de imagem, entre outros acessórios.
O donativo foi oferecido pelo Centro Internacional de Treino e Educação em Saúde (I-TECH), uma organização não-governamental norte-americana.
Stephanie Bello, gestora de operações da I-TECK, referiu que o apoio surge em resposta ao pedido endereçado pela unidade hospitalar e tem em vista promover formações com recurso às plataformas virtuais.
Bello acrescentou que o equipamento informático está avaliado em dezasseis mil dólares (cerca de um milhão de meticais).
Cesaltina Lorenzoni, directora científica e pedagógica no HCM, disse que o material vai melhorar a qualidade de formação e pesquisa na unidade sanitária.
Avançou que o donativo surge no âmbito da criação do Centro de Pesquisa e Treino em Saúde do HCM, cujo início das actividades está previsto para o primeiro semestre de 2022.
Segundo Lorenzoni, com esta plataforma de comunicação virtual, a maior unidade sanitária do país estará devidamente equipada e habilitada para promover formações virtuais, com outras unidades sanitárias e promover debates e troca de experiências com entidades de saúde e parceiros além-fronteiras.
O Centro de Pesquisa e Treino vai ocupar-se da produção e divulgação de conhecimento e formação de recursos humanos, que contribuam para a inovação e desenvolvimento técnico-científico.
Espera-se, com este projecto, aumentar a capacidade de prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões pré-cancerosas e diminuir o número de casos que evoluem para o cancro do colo do útero no país.