Destaque Governo pondera reintroduzir teste de álcool nas estradas

Governo pondera reintroduzir teste de álcool nas estradas

Os testes de alcoolemia aos automobilistas, suspensos no ano passado devido à Covid-19, poderão ser reiniciados ainda este ano como uma das respostas à crescente onda de sinistralidade rodoviária, susceptível  de aumentar com a aproximação da quadra festiva.

A intenção foi dada a conhecer na sexta-feira pela vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, garantindo que o processo está a ser articulado com o sector da Saúde, que lidera o combate à pandemia.

Mesmo sem precisar a data a partir da qual a Polícia e/ou técnicos do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO) voltarão a submeter os motoristas à verificação do nível de álcool, Manuela Ribeiro assegurou haver condições para o efeito, ressalvando-se todas as medidas preventivas da Covid-19.

Disse, por exemplo, que as boquilhas são descartáveis, não havendo daí o risco de contaminação entre um condutor testado anteriormente com o subsequente.

A ministra, abordada por jornalistas em Vilankulo, norte de Inhambane, à margem da II Conferência Internacional Crescendo Azul, disse que a equação de retoma ao bafómetro é feita como forma de conter uma prática de os condutores consumirem bebidas alcoólicas e depois se fazerem ao volante, num à vontade por saberem que há suspensão de testes.

O pronunciamento da vice dos Transportes e Comunicações é o segundo de um governante sobre esta matéria.

Em reacção ao acidente, que envolveu duas viaturas, uma das quais de transporte público de passageiros, a 6 de Novembro causou 17 mortes na Estrada Nacional Número Um  (EN1), no distrito da Manhiça, província de Maputo, o governador desta região, Júlio Paruque, avançara a possibilidade da reposição dos testes de alcoolemia em motoristas.

Fora o álcool, a ministra chamou atenção para a necessidade do repouso dos  motoristas, em particular os de longo curso.