Internacional Africa Governo declarou estado de emergência após oposição conquistar duas cidades na Etiópia

Governo declarou estado de emergência após oposição conquistar duas cidades na Etiópia

Governo etíope declarou estado de emergência após a oposição de Tigray ter conquistado, no fim de semana, duas cidades próximas da capital. Autoridades apelaram à população para que se prepare para defender Adis Abeba.

O estado de emergência visa proteger os civis das atrocidades cometidas pelo grupo terrorista TPLF em várias partes do país”, relatou na terça-feira (02.11) a Fana Broadcasting Corporate (empresa de ‘media’ estatal), referindo-se aos rebeldes da Frente Popular de Libertação do Tigray.

A TPLP reivindicou, nos últimos dias, a tomada de Dessie e Kombolcha, duas cidades localizadas a 400 quilómetros de Adis Abeba, segundo a agência noticiosa France-Presse.

A TPLF não negou ter intenções de marchar até à capital e o Governo não confirmou ter perdido o controlo destes territórios. Se esta conquista se confirmar marca o início de uma nova etapa do conflito que dura há mais de um ano.

As comunicações estão cortadas em grande parte do norte da Etiópia e o acesso é restrito, o que dificulta a verificação independente dos factos no terreno.

Recomendado para si:  Sudão: Ataques das forças de apoio rápido deixam 26 mortos no Cordofão do Sul