Governo etíope declarou estado de emergência após a oposição de Tigray ter conquistado, no fim de semana, duas cidades próximas da capital. Autoridades apelaram à população para que se prepare para defender Adis Abeba.
O estado de emergência visa proteger os civis das atrocidades cometidas pelo grupo terrorista TPLF em várias partes do país”, relatou na terça-feira (02.11) a Fana Broadcasting Corporate (empresa de ‘media’ estatal), referindo-se aos rebeldes da Frente Popular de Libertação do Tigray.
A TPLP reivindicou, nos últimos dias, a tomada de Dessie e Kombolcha, duas cidades localizadas a 400 quilómetros de Adis Abeba, segundo a agência noticiosa France-Presse.
A TPLF não negou ter intenções de marchar até à capital e o Governo não confirmou ter perdido o controlo destes territórios. Se esta conquista se confirmar marca o início de uma nova etapa do conflito que dura há mais de um ano.
As comunicações estão cortadas em grande parte do norte da Etiópia e o acesso é restrito, o que dificulta a verificação independente dos factos no terreno.