Sociedade Cabo Delgado: Forças da SADC eliminam dois comandantes dos terroristas

Cabo Delgado: Forças da SADC eliminam dois comandantes dos terroristas

A Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM, sigla inglesa) diz ter morto 11 terroristas do grupo Al Sunnah wa Jama’ah (ASWJ) na província de Cabo Delgado.

Em comunicado divulgado terça-feira citado pelo “Jornal Notícias” a SAMIM informa que nove foram mortos numa troca de tiros a 18 de Novembro em Macomia, e outros dois foram abatidos em Ninga, no distrito de Nangade.

Entre os mortos, segundo o comunicado, estavam dois comandantes operacionais do grupo terrorista, Rajabo Fiquir e Abu Quitali.

No distrito de Nangade na fronteira com a Tanzânia, ‘uma base foi capturada e posteriormente destruída’.

Entretanto, não houve baixas entre as tropas da SAMIM.
“As forças do SAMIM continuam a dominar e a perseguir os insurgentes na área operacional, e foram desalojados das suas bases principais ao sul do rio Messalo”, acrescentou a nota.

A SAMIM conclui que as suas acções “continuam a criar as condições necessárias para um regresso à vida normal na província de Cabo Delgado”.

As forças da SADC estão em Moçambique desde Julho, mas apenas a 9 de Agosto entraram em operações de combate contra os insurgentes que instalaram o terror em Cabo Delgado desde Outubro de 2017, ao provocar a morte de cerca de três mil pessoas, o deslocamento de mais de 850 mil pessoas e a destruição de infra-estruturas.

O combate é feito pelas chamadas “forças conjuntas”, que integram as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, o contingente de quase dois mil homens do Ruanda e outros tantos da SAMIM.