Internacional Portugal pretende acolher cerca de mil refugiados afegãos

Portugal pretende acolher cerca de mil refugiados afegãos

O número previsto inicialmente era de 50 pessoas, lembra o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugal pode vir a receber até mil refugiados do Afeganistão, anunciou na sexta-feira o Ministro dos Negócios Estrangeiros. De acordo com Augusto Santos Silva, já estão em Portugal 227 refugiados afegãos.

O governante recorda que, numa primeira fase, a prioridade foi retirar os 20 cidadãos portugueses que estavam no Afeganistão e uma família luso-afegã que foi identificada. Nesta fase, segundo Santos Silva, Portugal está a “apoiar os outros que não conseguiram chegar ao aeroporto antes de ser fechado”.

O terceiro grupo prioritário são, de acordo com o ministro, as pessoas que trabalharam para organizações internacionais, como a NATO e a ONU.

Os talibãs conquistaram Cabul no dia 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Recomendado para si:  Governo dos EUA anuncia edição limitada de passaporte com Trump

A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Destaques da semana