Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi venceram pelos contributos pioneiros nas pesquisas sobre aquecimento global e “sistemas complexos”. Os vencedores deste ano puseram fim a tendência pela astrofísica.
O nipo-americano Syukuro Manabe, o alemão Klaus Hasselmann e o italiano Giorgio Parisi foram os vencedores do Prémio Nobel de Física por análise de modelos climáticos e o sistema físico.
O anúncio é feito faltando um mês para a Conferência do Clima COP26 em Glasgow, Escócia, onde o aquecimento global será o principal tópico.
Manabe, 90, e Hasselmann, 89, compartilham metade do prémio de um milhão de euros pela sua pesquisa em modelos climáticos, enquanto Parisi, 73, recebeu a outra metade do prémio pelo seu trabalho sobre interação de desordem e flutuações nos sistemas físicos.