Internacional Chuvas intensas provocaram mais de 130 mortos na Índia

Chuvas intensas provocaram mais de 130 mortos na Índia

Mais de 130 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas na Índia e no Nepal devido às chuvas torrenciais dos últimos dias que causaram inundações e numerosos deslizamentos de terra.

A Índia registou até agora 81 mortes e o desaparecimento de dez pessoas na sequência da intensa precipitação que desde o passado fim-de-semana se regista com particular violência nos estados do Norte e do Sul do país.

No estado setentrional de Utaracanda, houve “um total de 46 mortos e cerca de uma dezena de pessoas encontram-se desaparecidas”, disse o secretário do Departamento de Gestão de Desastres Naturais do estado, S.A. Murugesam, acrescentando que o número poderá aumentar nas próximas horas.

O responsável, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, indicou igualmente que muitas estradas continuam cortadas e dez casas sofreram danos materiais, devido aos deslizamentos de terra.

Por sua vez, o chefe do Governo da região, Pushkar Singh Dhami, expressou as suas condolências aos familiares das vítimas mortais e anunciou uma compensação económica de 400.000 rupias (quase 4.600 euros).

Recomendado para si:  Mais 13 reféns israelitas libertados pelo Hamas em acordo com a Cruz Vermelha

As chuvas fortes também afectaram o estado meridional de Kerala, que elevou nesta quarta-feira para 35 o número de mortos desde o passado fim-de-semana, embora, por enquanto, “a situação esteja sob controlo”, como assegurou uma fonte do Departamento de Informação regional citada pela Efe.

Apesar de a chuva ter feito uma pausa na região costeira, Kerala espera, a partir da noite desta quarta-feira, a chegada de forte precipitação que poderá agravar a situação.