Destaque Autoridades de saúde identificaram novo efeito secundário da vacina da AstraZeneca

Autoridades de saúde identificaram novo efeito secundário da vacina da AstraZeneca

Autoridades de saúde acrescentaram um novo, porém raro, efeito secundário decorrente da toma da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) anunciou que a síndrome de Guillain-Barré é um efeito colateral do imunizante desenvolvido pela farmacêutica britânica em parceria com a Universidade de Oxford, reporta um artigo publicado no jornal The Sun.

A síndrome rara consiste num distúrbio do nervoso periférico caracterizado por fraqueza ou paralisia progressiva, começando a manifestar-se regra geral nas pernas e por vezes progredindo para os músculos respiratórios, e posterior e perigosamente para os nervos da cabeça e pescoço.

Embora, a maioria das pessoas afetadas reaja bem ao tratamento para esta condição e acabe por fazer uma recuperação completa, no entanto, em ocasiões menos frequentes, pode ser fatal e alguns pacientes são deixados com problemas a longo prazo.

Todavia, de acordo com a MHRA, os benefícios da vacina – que já salvaram milhões de vidas em todo o mundo – superam massivamente qualquer perigo associado às vacinas criadas para combater a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Recomendado para si:  Tempestade tropical Halong provoca um morto e dois desaparecidos no Alasca