Início Sociedade Tropas da SADC desmantelaram base terrorista e apreenderam várias armas em Cabo...

Tropas da SADC desmantelaram base terrorista e apreenderam várias armas em Cabo Delgado

As forças militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) anunciaram sexta-feira (17) o desmantelamento de uma base terrorista no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, em que foram apreendidas várias armas, informação e resgatadas vários indivíduos incluindo três idosas.

“A Missão Militar da SADC (SAMIM) que apoia as Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) lançou no dia 14 de Setembro uma operação ofensiva e capturaram uma base fortificada dos rebeldes Al Sunnah wa Jama’ah (ASWJ, uma das designações do movimento insurgente) a sul do rio Messalo”, lê-se em comunicado, citado pela Lusa.

A SAMIM diz que a base Sheik Ibrahim foi usada como um campo de treino onde agora foram apreendidas armas “deixadas para trás pelos rebeldes”, incluindo armamento pesado.

“As forças da SAMIM também encontraram um manancial de livros de treino militar, conteúdos em vídeo e dispositivos de comunicação. Esta descoberta fornecerá mais informações sobre as operações do grupo insurgente e dará aos países da SADC indicações sobre o nível de ameaça de terrorismo e extremismo na região”, sublinha-se no documento.

Durante o ataque, três idosas foram resgatadas “e foram entregues às autoridades para identificação e cuidados posteriores”, conclui.

FONTEJornal Notícias
Artigo anteriorIdosa de 71 anos quebrou recorde internacional de levantamento de peso nos EUA
Próximo artigoGrupo rebelde reivindicou série ataque sem vítimas a aeroporto no Burundi