Violentas cheias que atingem os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvânia. Há mais de 150 000 casas sem eletrecidade.
Pelo menos 43 pessoas morreram devido às inundações provocadas pelo Furacão Ida nos EUA. As violentas cheias que atingem os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvânia são o resultado do impacto do enfraquecido furacão ‘Ida’.
A maior parte das vítimas perderam a vida em caves de edifícios da cidade. A situação foi agravada no Sul de Nova Jérsia por um violento tornado que destruiu várias casas em Mullica Hill. A tempestade deixou mais de 150 000 casas sem eletricidade.
A morte e destruição provocada pelo furacão Ida recorda que “a crise climática está aqui”, disse Joe Biden. O Presidente americano avisou que é preciso uma melhor preparação para aquilo a que chamou “um dos maiores desafios do nosso tempo”.
Há casos de condutores imobilizados na estrada desde quarta-feira, dia em que mais de 150 mil residências ficaram sem eletricidade nos três estados mais afetados pela devastação final da intempérie.
As chuvas de quarta-feira causaram em poucas horas inundações com mais de 20 cm de altura, transformando estradas, ruas e túneis do Metro em verdadeiros rios e forçando as equipas de socorro a usarem barcos de borracha para resgatar dezenas de pessoas isoladas.