Destaque Cerca de 980 mil pessoas atingidas por terremoto correm risco de passar...

Cerca de 980 mil pessoas atingidas por terremoto correm risco de passar fome no Haiti

Cerca de 980 mil pessoas que vivem nas regiões do Haiti mais atingidas pelo terremoto de 14 de agosto correm risco de passar fome, alertou na quinta-feira (09) a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês).

O sismo destruiu toda a infraestrutura para produção agrícola e distribuição de alimentos – como mercados, estradas, armazéns, estabelecimentos para produção e comercialização de laticínios, sistemas de irrigação, etc. -, e a situação piorou com a passagem do ciclone Grace poucos dias depois do terremoto.

Estima-se que no sul del país arrasado pelo tremor “cerca de 980 mil pessoas sofram de insegurança alimentar severa (fase 3 ou superior, em uma escala de 5) entre setembro e fevereiro de 2022, entre elas 320 mil em fase 4 (emergência)”, assinalou a FAO em um documento elaborado por 15 agências da ONU e ONGs internacionais, que realiza um balanço sobre o estado da segurança alimentar no país caribenho.

A agência da ONU quer proporcionar ajuda aos haitianos antes do início da próxima temporada agrícola em outubro, com a distribuição de sementes, equipamentos agrícolas e gado, e ajudando a reconstruir a infraestrutura danificada, como os canais de irrigação, usinas de processamento de frutas e estabelecimentos para produção e comercialização de laticínios, pescado e frutos do mar.

Recomendado para si:  Massacre no oeste da Nigéria deixa pelo menos 162 vítimas mortais

Destaques da semana