Internacional Talibãs celebraram retirada americana com tiros em Cabul

Talibãs celebraram retirada americana com tiros em Cabul

Afeganistão volta às mãos dos Talibãs com celebração de “independência”. Chefe do Comando Central americano, Frank McKenzie, revela “desgosto” pelos EUA não conseguirem retirar todos que querem deixar o Afeganistão.

Os Estados Unidos terminaram a sua missão no Afeganistão na segunda-feira (30.08) com a retirada dos seus últimos soldados do país. Em videoconferência, o comandante-geral do Comando Central dos Estados Unidos, Frank McKenzie, anunciou o fim da “evacuação dos cidadãos americanos, cidadãos de países terceiros e afegãos vulneráveis”.

A partida dos últimos aviões norte-americanos de Cabul ocorreu exatamente 20 anos depois dos Estados Unidos e as tropas aliadas terem invadido o país em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro em Nova Iorque.

“Não conseguimos tirar do país todos os que queríamos, mas penso que se tivéssemos ficado mais 10 dias também não teríamos conseguido e continuaria a haver pessoas desapontadas. É uma situação difícil”, disse McKenzie, ressaltando um “grande desgosto”.

Recomendado para si:  Líderes mundiais aplaudem acordo de paz entre Israel e Hamas