Sociedade Produtores de Chókwè animados pela colheita de arroz

Produtores de Chókwè animados pela colheita de arroz

A colheita da última campanha de produção de arroz animou os 72 integrantes da cooperativa agrícola “Ahikhomeni Vha Vhassati”, no distrito de Chókwè, província de Gaza.

Fundada inicialmente como associação, em 2016, viria a transformar-se em cooperativa em 2020, ano em que assinalou a primeira melhor produção de arroz. Na presente campanha, que decorreu de Novembro do ano passado a Junho deste ano, produziu mais de 230 toneladas de arroz numa área de 74 hectares.

Segundo Lizete Mucasse, presidente da cooperativa, os resultados derivam do apoio do Governo, através do programa Sustenta, da Hidráulica de Chókwè (HICEP) e da Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM).

O apoio incluiu as despesas com a produção e comercialização, o que permitiu colocar o produto a bom preço, relativamente ao praticado no mercado local, facto que encoraja ainda mais os cooperativistas.

Edgar Langa, oficial de programas na cooperativa, disse que o Sustenta  participou na aquisição de sementes, insecticidas e colocação do produto no mercado, enquanto a HICEP responsabilizou-se pelos trabalhos de preparação dos campos, que incluem lavoura, gradagem, lançamento mecânico da semente e fornecimento de água para a irrigação.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza

Já a AMPCM formou os cooperativistas, para além de ter destacado um extensionista agrário e oferecido meios de trabalho como botas, pás, luvas, carrinhas de mão e pagamento do pessoal de apoio. Também disponibilizou uma máquina de descasque de arroz e financiou a produção de hortícolas.